Como abrir um e-commerce de sucesso

Hoje em dia, os empresários estão migrando para o e-commerce, principalmente pela facilidade em encontrar plataformas digitais amigáveis e completas, que facilitam o entendimento mesmo de quem está começando no meio digital.

No entanto, pode gerar um pouco de receio ao pensar em como abrir um e-commerce de sucesso, sem saber por onde começar. Mas, como falamos acima, hoje em dia há plataformas amigáveis on-line que realizam todo o trabalho para você. Com apenas um pequeno investimento, você pode abrir a sua loja e-commerce, sem precisar ter um centro de distribuição, comprar estoque ou se preocupar com a logística.

Abaixo listamos algumas informações básicas para que você dê os primeiros passos para criar seu próprio e-commerce e ter sucesso:

Escolha uma plataforma amigável

Para começar um e-commerce de qualidade, seu site deve ter um excelente design, com suporte eficiente aos clientes, amigável e com imagens de alta qualidade dos produtos.  

Se você é um empresário experiente, porém iniciante no meio on-line, o que você realmente precisa é uma plataforma completa, mas de fácil entendimento. Um modelo de loja avançado em uma plataforma amigável como a OnSell, que oferece inclusive consultoria de um profissional de marketing digital.  

Lembre-se: o plano de marketing é essencial

Se você já é empresário e está entrando no comércio eletrônico, para ter sucesso, não perca de vista o foco, que é vender seus produtos.

O que realmente alimenta a sua loja são as vendas, que devem ser o centro do seu plano de negócios e-commerce. Crie um plano de marketing consistente, focado no público-alvo e que traga tráfego para o seu site.

Escolha produtos certos que agradem seu target

Se você é totalmente novo no mundo do comércio eletrônico, talvez esteja pensando o que você tentar vender na sua loja. Procure escolher itens mais específicos e diferenciados, que atraem um público em particular.

Sugerimos começar fazendo uma lista de produtos potenciais que você gostaria de vender na sua loja. Procure produtos diferenciados já dentro do seu ramo, que você já está mais confortável para trabalhar. Pesquise com amigos e potenciais clientes, estude tendências nas redes sociais e no Google Trends.  

Escolha um modelo de negócios para logística e entregas

Como você é um empresário entrando agora no e-commerce, procure escolher o dropshipping, como modelo de negócio para logística. O dropshipping é procurado por empresários iniciantes no meio on-line, porque tem custos de investimento mais baixos e, geralmente, é uma alternativa de risco menor, para modelos de negócios de comércio eletrônico mais tradicionais, que exigem que você armazene estoque.

Funciona assim: você encontra produtos que deseja vender em um mercado de comércio eletrônico como a OnSell, e então você importa esses itens na sua loja. Quando um cliente compra um desses itens, você faz o pedido com um fornecedor de terceiros e eles enviam o item diretamente para o cliente.

Desta forma, você nunca tem que lidar com mercadorias encalhadas e pode trocar produtos para manter as tendências atuais com maior facilidade. A tecnologia da OnSell, por exemplo, automatiza boa parte do processo e ajuda através de um profissional de marketing digital a alavancar suas vendas.

Marketing de comércio eletrônico

O segredo para o marketing de comércio eletrônico é encontrar o canal certo para você divulgar os seus produtos, além da sua plataforma. Você poderá usar e-mail marketing, criar um blog com conteúdo relevante e até divulgar nas redes sociais como facebook e instagram.

Outro ponto é analisar se a sua estratégia de marketing está dando certo. Ao invés de investir dinheiro nos mesmos anúncios, verifique o ROI (retorno sobre investimento)
da sua publicidade, diariamente ou duas vezes por semana no mínimo. O melhor é verificar diariamente. Procure vender produtos que deem o retorno necessário para cobrir suas despesas de marketing.

Explore as diferentes opções de marketing digital para obter mais vendas, como publicidade direta com o Facebook ou o Adwords ou o marketing do Instagram. Dessa forma, você pode criar o seu próprio plano de ação de comércio eletrônico.

Como ter sucesso no comércio eletrônico?

Abaixo separamos mais algumas dicas que você pode considerar ao planejar seu plano de negócios de comércio eletrônico.

Atendimento ao Cliente / Conteúdo relevante

No Brasil, segundo pesquisa do SEBRAE, cerca de 38%, dos consumidores abandonam o carrinho de compras dentro de uma loja e-commerce. Esse número representa a versão on-line daqueles consumidores, que entram em uma loja física, experimentam um produto, mas acabam desistindo da venda. Esses consumidores abandonam uma transação se suas preocupações não forem respondidas. Nesse caso, procure criar um conteúdo relevante e uma página completa de FAQs.

Uma outra ideia é oferecer suporte no bate-papo ao vivo, para que os clientes possam tirar suas dúvidas em tempo real. Procure dar um espaço para a avaliação do seu produto e de seu serviço. Isso gera confiança do cliente e o sentimento de que ele realmente está sendo ouvido.

Chegamos ao final do nosso artigo. Se você é empresário e quer saber mais sobre como montar um e-commerce de sucesso,ou como adquirir uma plataforma e-commerce, compartilhe suas dúvidas ou peça orientações nos comentários abaixo!

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